As estruturas acadêmicas e institucionais das universidades brasileiras muito sofreram com a reforma universitária imposta pelo governo militar no final dos anos 1960,a universidade brasileira e dominada por um poderoso viés profissionalizante, com uma concepção curricular simplista, fragmentadora e distanciada dos saberes e das práticas de transformação da sociedade. Tais fatores tornaram vigente em nosso país uma arquitetura de formação universitária bastante confusa, caracterizada por múltiplas titulações, numerosas designações, produzidas em programas com reduzido grau de articulação.
Hoje, a universidade pública brasileira encontra-se num momento privilegiado, tanto em termos de conjuntura externa quanto de conjuntura interna, para consolidar, ampliar e aprofundar processos de transformação já em curso. Os Conselhos Superiores da UFBA, atendendo a um dos itens da pauta local da greve estudantil de 2004, decidiram iniciar um processo de profunda revisão da estrutura, função e compromisso social da nossa universidade, visando pensar seu futuro enquanto instituição o projeto UFBA Nova começou a tomar forma e deixou de ser uma boa intenção num documento retórico de política institucional.
Em setembro de 2006, foi apresentado formalmente ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e ao Conselho Universitário, órgãos máximos de deliberação da UFBA, que determinaram à nossa equipe levar a proposta às unidades, incluindo-a como parte do processo de discussão do PDI. A partir de 2009, a UFBA passa a oferecer uma nova opção de formação universitária de graduação, com base em um regime de ciclos e módulo. Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns dos defeitos .
As principais alterações na estrutura curricular postuladas no projeto compreendem a implantação de um regime de três ciclos de educação universitária: O Primeiro Ciclo propicia formação universitária geral em uma nova modalidade de cursos chamada Bacharelado Interdisciplinar (BI). O Segundo Ciclo contempla formação específICA. Os princípios do Modelo Universidade Nova tomam como referência pedagógica competências desenvolvidas no Projeto Tuning - América Latina, um consórcio de 62 universidades latino- americanas, incluindo instituições brasileiras.
Com a Universidade Nova, não se quer recuperar defeitos e superar problemas das velhas modalidades de educação superior ainda vigentes no Brasil, mas sim buscar a transformação total e radical dessas estruturas e modalidades. O modelo proposto tem como objetivo abrir ou ampliar oportunidades de formação cultural, profissional, científica ou artística para cidadãos, pobres ou ricos, que tiverem talento, motivação e vocação, independentemente de classe social, etnia ou gênero.
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